O diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, destacou que, enquanto os dois líderes mundiais debatem o fortalecimento da representação dos trabalhadores, parte da imprensa comercial brasileira tenta desvalorizar os sindicatos difundindo mentiras em relação à contribuição assistencial, votada recentemente pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Tal contribuição é conhecida na base como contribuição negocial porque existe única e exclusivamente em função dos processos negociais que os sindicatos estabelecem com as empresas.
“Parte da mídia, sem dar espaço para o movimento sindical se pronunciar, tenta confundir os trabalhadores em relação à contribuição como se fosse algo novo, o que não é verdade. Esta contribuição já existia. Uma das coisas que a imprensa não diz é que pela Constituição o sindicato é obrigado a representar todos da categoria, não somente os sócios. Portanto, é justo que todos contribuam quando há um bom resultado à categoria”.
Luizão frisou ainda: “Para nós Metalúrgicos do ABC, a decisão do STF nada muda, pois manteremos a mesma prática de anos anteriores”.
O dirigente reforça que o Sindicato está atento às empresas que seguem com a prática antissindical, também difundindo tal desinformação e fazendo com que alguns trabalhadores acreditem se tratar do retorno do imposto sindical, que descontava um dia de trabalho no ano, o que não é real.
“O Sindicato já faz um mapeamento sobre a prática antissindical de empresas que tentam confundir os trabalhadores e tomará as medidas necessárias, sejam elas de caráter sindical ou de caráter legal”.