Notícia - Programa Manuel Querino abre inscrições para cursos de qualificação profissional na Região do ABC Paulista

As inscrições para os cursos de qualificação social e profissional do Programa Manuel Querino (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), começam nesta segunda-feira (11) em cinco cidades da Região do Grande ABC em São Paulo. Serão oferecidas gratuitamente 1.950 vagas para jovens entre 16 e 29 anos. 

As aulas serão coordenadas e ministradas pela Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) nos municípios de Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo. A UFABC é uma das 25 universidades e institutos federais selecionados no país para ministrarem os cursos de qualificação profissional por meio do PMQ. 

Cursos ofertados 

Neste primeiro semestre, a UFABC dividiu as 1.950 vagas em 51 turmas em três áreas profissionais: Eficiência Energética - Eletricista de Sistema de Energias Renováveis, Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais e Produção Local. Para o segundo semestre de 2024, a previsão da Universidade é de abrir mais 1.800 vagas. 

Os cursos têm um total de 200 horas/aulas, sendo 40h para temas de qualificação social, contemplando debates alinhados ao desenvolvimento sustentável do presente e futuro. As outras 160h serão destinadas para formação profissional específica. As aulas acontecerão no período de março a julho, deste ano, de segunda a quinta-feira, num total de 12h semanais, em local a ser determinado pelas prefeituras municipais. 

Para auxiliar no transporte e alimentação, cada aluno receberá uma bolsa no valor R$ 300,00 mensais, condicionada ao desempenho e frequência nas aulas.  Além dos professores, as turmas contarão com mobilizadores sociais, que são agentes responsáveis por monitorar a frequência e demandas dos alunos. 

Perfil dos candidatos 

Os cursos são destinados a jovens pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, ou que sejam moradores em áreas de maior vulnerabilidade social, ou que se encontre em situação de risco pessoal e social. 

Podem se candidatar a uma vaga jovens entre 16 e 29 anos, completos no ato da inscrição, que more no município do curso, que tenha concluído o ensino médio, ou esteja regularmente matriculado no ensino regular básico, ou na educação de jovens e adultos (EJA). A renda per capita familiar deve ser de até um salário-mínimo (R$ 1.412,00). 

As 51 turmas terão cotas de ação afirmativas. Do total das 1.950 vagas ofertadas, 10% serão destinadas para pessoas com deficiência e 30% para pessoas que se autodeclararem pretas ou pardas, pessoas trans, quilombolas, indígenas e para pessoas refugiadas ou solicitando refúgio. As inscrições podem ser feitas de até 14 de março (quinta-feira) nos locais definidos pelas prefeituras. (Veja abaixo). 

O resultado dos selecionados será divulgado no dia 22 de março. As aulas estão marcadas para iniciarem no dia 25 de março. Para o segundo semestre de 2024 serão abertas mais 1.800 vagas na região do ABC. 

Documentos necessários para a inscrição: 

I. RG e CPF (do candidato e do(a) responsável legal, quando aplicável);
II. Comprovante de residência atualizado (último 3 meses);
III. Declaração de escolaridade de 2024 (Ensino médio, Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos – EJA), e/ou Declaração de conclusão do ensino médio;
VII. Documentos comprobatórios para candidatos inscritos na categoria Política de Ações Afirmativas e autodeclaração preenchida

Onde se inscrever 

- Diadema: Centro de Formação Carlos Kopcak (Rua Manoel da Nóbrega, 155 – Centro), das 09h às 21h; 
- Santo André: UFABC - Campus Santo André (Av. dos Estados, 5001 – Bangú, Bloco A - Andar Térreo), das 14h às 17h; 
- São Bernardo do Campo: UFABC - Campus São Bernardo (Al. da Universidade, s/n – Anchieta / atrás do Estádio Poliesportivo) | Bloco Beta - Andar Térreo, das 14h às 17h 

Vagas por município: 

Município

Condutor de Turismo

em Espaço Cultural

Eletricista de Sistemas de

Energias Renováveis

 

Assistente de

Produção Cultural

Diadema

375

500

351

Mauá

75

100

50

Rio Grande da Serra

25

50

49

Santo André

75

50

100

São Bernardo do Campo

50

50

50

Total de Vagas

600

750

600

Confira o edital dos cursos aqui. 

Programa Manuel Querino

O Programa Manuel Querino (PMQ) foi lançado pelo MTE, em novembro de 2023, com a meta de capacitar profissionalmente 100 mil trabalhadores, contribuindo assim com a sua formação em geral e garantindo o seu acesso e permanência no mundo do trabalho. 


Fonte:  Ministério do Trabalho e Emprego - 12/03/2024


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.