A mobilização por reajuste salarial de 10,5% já começou em 16 fábricas da região. Nesta sexta-feira (5), houve assembleias na 3G, zona sul de São José, e Dexco, em Jacareí. Os trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicações, que este ano exige, além do reajuste, ampliação de direitos e mais cláusulas sociais para as mulheres.
Ao longo da semana, em São José, também houve assembleias na Retin, Cal Leve, Magnaghi e no Condomínio Century (Techal, Haldex, Sadel, Enifer, RBL Cabos, Kifer, Nano Fiber, Induscort e Edge of Space). Em Jacareí, os metalúrgicos da Armco e Parker também já iniciaram a luta.
As assembleias continuam na semana que vem. É muito importante a participação de todos os metalúrgicos.
“Esse é o pontapé inicial da Campanha Salarial. É imprescindível que todos os metalúrgicos estejam, desde já, engajados na luta em busca de aumento real de salário e direitos. Para sairmos vitoriosos e fortes, precisamos de união e mobilização”, afirma o presidente em exercício do Sindicato, Valmir Mariano.
Grupos patronais
Na segunda-feira (1), o Sindicato entregou a pauta de reivindicações a 15 entidades patronais, que negociam as convenções coletivas. Os dirigentes sindicais foram a São Paulo para protocolar os documentos junto aos seguintes grupos:
- Fiesp (Embraer e setor aeroespacial)
- Sicetel (trefilação e laminação de metais ferrosos)
- Sifesp (fundição)
- Sinaees (eletroeletrônicos)
- Sinafer (artefatos de ferro e ferramentas)
- Siescomet (esquadrias)
- Siamfesp (metais não ferrosos)
- Simefre (eq. ferroviários e rodoviários)
- Sindicel (trefilação e laminação de metais não ferrosos)
- Sindipeças (autopeças)
- Sindiforja (forjaria)
- Sinpa (parafusos)
- Sindratar (refrigeração)
- Siniem (estamparia)
- Simpi (micro e pequenas empresas)
Primeira negociação
A primeira negociação agendada é com o Sicetel. O Sindicato se reunirá com representantes do grupo patronal no dia 23 de julho, em encontro virtual.