O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté foi protagonista de uma assembleia histórica realizada no domingo (31/08), no Clube de Campo dos Metalúrgicos. Graças à mobilização conduzida pelo Sindicato, os trabalhadores da Tecumseh aprovaram uma conquista inédita: a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, um marco nas lutas da categoria e na defesa de melhores condições de trabalho.
A assembleia integrou a Campanha Salarial 2025, cuja data-base é 1º de setembro. Entre as conquistas, destaca-se a redução das jornadas semanais sendo: no turno A para 30 horas, no turno X 42h30min e no turno Y 40h50min. O Sindicato também garantiu reajuste salarial pelo INPC acrescido de valores significativos de aumento real, reajuste no ticket alimentação e a Participação de Lucros e Resultados 2026, com validade de dois anos.
Essa vitória é resultado direto do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e da disposição dos metalúrgicos da Tecumseh, que na assembleia anterior (24/08), havia rejeitado a proposta da empresa por não contemplar a redução da jornada e chegou a aprovar aviso de greve. A recusa deixou claro que o Sindicato não abriria mão da pauta central e que a unidade dos trabalhadores era fundamental para avançar.
Segundo o presidente do Sindicato, Vanderlei Strano, essa conquista reforça a importância da luta coletiva. “Mais uma vez os metalúrgicos da Tecumseh fazem história. Não abrimos mão da pauta central. A redução da jornada era um sonho antigo dos trabalhadores e hoje se tornou realidade. É uma vitória que entra para a história da nossa categoria e pode abrir caminho para outras fábricas”, afirma Strano.
Com essa conquista, os metalúrgicos da Tecumseh se tornam referência nacional, justamente em um momento em que a classe trabalhadora através do Plebiscito Popular luta pelo fim da escala 6x1.
O Sindicato reafirma seu compromisso em fiscalizar a implementação do acordo, previsto para vigorar até novembro, e segue firme na defesa de novas conquistas.
Essa vitória histórica comprova: a unidade da categoria é essencial, mas é a atuação firme e incansável do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté que transformou reivindicações em realidade.