Após as denúncias de jornadas de trabalho que chegavam a 10 dias seguidos trabalhando para ter uma folga, começa a movimentar os trabalhadores do Zaffari.
Na última segunda-feira (23/12) um grupo de funcionários da rede de supermercados lançou a página União dos Trabalhadores do Zaffari que tem como objetivo principal, receber e divulgar denúncias de abusos e violações de direitos cometidos pelo Zaffari. Além de denunciar, a página serve como instrumento de união e luta coletiva dos trabalhadores da empresa.
As reportagens feitas pelo Brasil de Fato e o Jornal O Futuro, novas denúncias surgiram e centenas de depoimentos nas redes sociais começaram a circular.
A União das e dos Trabalhadores do Zaffari é organizada por funcionários e apoiadores. O anonimato é garantido por segurança, para que não aconteçam demissões e retaliações injustas. Como consta no seu manifesto publicado:
"UNIÃO DAS E DOS TRABALHADORES DO ZAFFARI
Depois de anos de exploração, escalas de trabalho absurdas, abusos psicológicos e salários miseráveis, nos unimos para lutar por nossos direitos e dignidade.
Até agora, a Companhia Zaffari faturou em cima do nosso trabalho exaustivo. Enquanto a família Zaffari lucra R$54 MILHÕES por mês, nossas famílias tem que viver com apenas R$1200, e ainda somos forçados a trabalhar 10 dias seguidos e horas extras obrigatórias nos "dias de dobra".
A Companhia Zaffari só conseguiu fazer isso porque os funcionários estão desunidos, desorganizados e não lutam pelos seus direitos. Mas, agora isso vai mudar.
A União dos e das Trabalhadores do Zaffari é a arma dos trabalhadores contra a exploração. Esta página é a voz de cada funcionário(a) contra todos os abusos e opressões dentro da loja. Nossa luta é um exemplo para todos trabalhadores do país, assim como a luta dos outros é um exemplo pra nós.
Não vamos recuar, nem abaixar a cabeça! Firmes até a vitória!"