Notícia - Lula está 17 pontos à frente de Bolsonaro e segue na liderança em todos os cenários

A primeira pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Datafolha em 2022, divulgada nesta quinta-feira (24), apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém larga vantagem no 1º turno na disputa pela Presidência da República, com conforto no Nordeste e entre o público jovem.

Lula segue liderando com 43%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 26%. Empatados no terceiro lugar, estão o ex-juiz Sergio Moro, com 8%, e o ex-ministro Ciro Gomes, com 6%.

A pesquisa do Datafolha foi feita entre terça (22) e quarta-feira (23) e ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, a pesquisa não é estatisticamente comparável à pesquisa anterior, publicada em dezembro do ano passado, já que nomes foram incluídos e outros retirados da disputa eleitoral.

Mesmo assim, a Folha de S.Paulo afirmou, em matéria publicada nesta quinta (24), que Bolsonaro “ganhou fôlego” em relação à última consulta, quando aparecia oscilando entre 21% a 22%, atrás de Lula, que tinha entre 47% e 48%.

1º cenário

Sem Eduardo Leite na disputa, os quatro primeiros colocados são seguidos por João Doria (PSDB) e André Janones, empatados com 3%. Depois, Vera Lúcia (PSTU), Simone Tebet (MDB) e Felipe d’Avila (Novo) estão empatados com 1%. Leonardo Péricles (UP) não pontuou. Brancos e nulos, juntos, são 6%, e 2% afirmaram que não sabem em quem votar.

2º cenário

Já sem Doria na disputa, Ciro Gomes aparece com 7%, e Janones com 3%. Eduardo Leite, Vera Lúcia e Tebet ficam com 1%, enquanto Péricles e d’Avila não pontuam. Brancos e nulos somam 7%, e 3% não sabem em quem votar.

3º cenário

Sem Leite ou Tebet na disputa, Lula oscila para cima e vai a 44%. Bolsonaro permanece com 26%, Moro tem 8%, Ciro aparece com 7%. Janones pontua 3%, seguido por Doria (2%), Vera Lucia e Felipe d’Avila (ambos com 1%). Péricles não pontua, brancos e nulos somam 6%, e 2% não sabem.

4º cenário

Com os dois tucanos, Leite e Doria, fora da disputa, a situação pouco se altera. Lula tem 43% e Bolsonaro tem 26%, à frente de Moro (8%), Ciro (8%), Janones (3%), Vera Lúcia (1%) e Tebet (1%). Péricles e d’Avila não pontuam, brancos e nulos somam 7%, e 2% dizem não saber.

Leia também: Anitta, Juliette e Luísa Sonza convocam jovens de 16 e 17 anos para tirar o título de eleitor

Lula lidera no Nordeste e entre jovens

Segundo o Datafolha, 55% dos eleitores do Nordeste votariam em Lula. Entre os jovens e os menos escolarizados, o ex-presidente também tem vantagem, concentrando, respectivamente, 51% e 55% das intenções de voto.

Já entre os empresários, quem lidera é Bolsonaro, com 50% de apoio contra 20% do petista. Entre os desempregados, por outro lado, apenas 16% declararam intenção de voto em Bolsonaro.

Por sua vez, 51% dos mais pobres (equivalentes a 53% da amostra da pesquisa) preferem Lula. Na faixa de renda entre cinco e dez salários mínimos, Bolsonaro é o preferido e tem 38% de apoio; Lula tem 27%.

Entre os que dizem ganhar acima de dez salários mínimos, Lula permanece com 27%, e Bolsonaro oscila para 39%. Entre evangélicos, 37% dizem preferir Bolsonaro, enquanto Lula tem 34% da preferência.


Fonte:  Brasil de Fato | Brasília (DF) - 25/03/2022


Comentários