Notícia - CNM/CUT participa de aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SP)

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) esteve presente na celebração dos 65 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SindMetau), entidade atuante na região do Vale do Paraíba, região que fica no interior do estado de São Paulo. O evento, realizado no último domingo, dia 18, reuniu diversas lideranças sindicais, trabalhadores e representantes políticos em uma manhã de homenagens.

Representando a CNM/CUT, o presidente Loricardo de Oliveira destacou a importância histórica do SindMetau na defesa dos direitos dos trabalhadores, na solidariedade, na democracia desse país, mas principalmente na categoria metalúrgica.

"A importância deste sindicato, ao longo desses 65 anos, e sua representação na CNM e no Estado de São Paulo, mostram que os metalúrgicos daqui têm uma história rica de luta. A solidariedade sempre foi a principal bandeira na defesa dos direitos, da renda, da democracia, e, acima de tudo, na Organização Local de Trabalho", comentou.

A programação contou com homenagens aos sócios e sócias do Sindicato, além de falas, como a do deputado estadual Teonilio Barba (PT-SP), além de lideranças que fomentam a importância sindical e o desenvolvimento de Taubaté e região.

Para Claudio Batista (Claudião), presidente do SindMetau e vice-presidente da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP, é importante contar com a presença de "parceiros de outros sindicatos" para credibilizar a luta e atuação, principalmente, da categoria metalúrgica. 

"É através dessa aliança que conseguimos somar forças, compartilhar experiências e estratégias, e garantir que as conquistas obtidas ao longo dos anos sejam preservadas e ampliadas. Nossa luta não é isolada; ela é coletiva, e cada sindicato parceiro representa um elo vital nessa corrente de resistência e progresso", finaliza Claudião.

65 anos de luta

Além das homenagens, o evento também foi palco para discussões sobre os desafios atuais enfrentados pela categoria, especialmente em um cenário de constantes transformações na indústria e no mercado de trabalho. 

Loricardo ressalta que Taubaté e região tem 70% dos sindicalizados em sua base, defendendo que é diferencial e importante para o fortalecimento sindical no país.

"Precisamos continuar essa luta, seguindo o exemplo dos metalúrgicos e metalúrgicas do SindMetau para o Brasil. Viva os 65 anos dos metalúrgicos que estão na linha de frente. Viva os metalúrgicos!", concluiu.

 


Fonte:   Redação CNM/CUT / Foto: Mattheus da Silva/Imprensa Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba - 23/08/2024


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.