A Força Sindical divulgou nota nesta sexta-feira (30) sobre a medida do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat)/ Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicada semana passada.
A RESOLUC¸A~O CODEFAT_MTE Nº 1.008, DE 21 DE AGOSTO DE 2024, autoriza o uso de recursos do fundo, o FAT, para a instalação de agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
“Medida do Codefat irá beneficiar toda a sociedade”, diz a nota da Central.
Miguel Torres e Sergio Luiz Leite (Serginho), respectivamente, presidente e vice-presidente da Força Sindical, ressaltam que diferente do publicado em alguns meios de comunicação, o financiamento sindical defendido pelo movimento sindical é aquele resultado da negociação coletiva que beneficia milhões de trabalhadores (as).
Eles finalizam a nota destacando que a resolução, é capaz de ampliar a capilaridade do sistema Sine, possibilitando sua execução por entidades da sociedade civil, como centrais sindicais, sindicatos, federações e confederações patronais e até mesmo empresas, auxiliando milhões de trabalhadores(as) no País.
Leia a seguir a íntegra da nota:
Medida do Codefat irá beneficiar toda a sociedade
A resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat)/ Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nº 1008, de 21 de agosto de 2024, que autoriza o uso de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para a instalação de agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) é uma medida que irá beneficiar toda a sociedade.
Ressaltamos que diferente do publicado em alguns meios de comunicação, o financiamento sindical que defendemos é aquele, resultado da negociação coletiva que beneficia milhões de trabalhadores(as).
O Codefat, vale ressaltar, é um conselho tripartite, formado 18 representantes, sendo governo (6), trabalhadores (6) e empresários (6).
A resolução, aprovada por unanimidade no Conselho, é capaz de ampliar a capilaridade do sistema Sine, possibilitando sua execução por entidades da sociedade civil, como centrais sindicais, sindicatos, federações e confederações patronais e até mesmo empresas, auxiliando milhões de trabalhadores(as) no País.
Reafirmamos que a medida é importante e necessária.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical
Sérgio Luiz Leite, vice-presidente da Força Sindical e representante da Central no Codefat