Notícia - Eleições 2024: candidatos metalúrgicos são eleitos para Câmaras Municipais

A categoria metalúrgica vai contar com quatro representantes em câmaras municipais no Estado de São Paulo. Dirigentes, ex-dirigentes e assessores dos sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos foram eleitos para o cargo de vereadora e vereador nas eleições deste domingo (6).

Para direção da FEM-CUT/SP, os candidatos e candidatas eleitos, assim como os suplentes, são legítimos representantes dos trabalhadores e, como parlamentares, irão lutar pela classe trabalhadora, garantindo políticas públicas que tragam saúde, segurança, educação, transporte, cultura e lazer, além de estarem preparados defender os direitos trabalhistas e para buscar caminhos que garantam mais emprego e renda para a população.

Em Santo André, Wagner Lima (PT) garantiu uma cadeira no legislativo com 3.788 votos. Ele é metalúrgico da Volkswagen, ex-dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e já era vereador.

Também ex-diretora dos metalúrgicos do ABC, Ana Nice (PT) foi eleita vereadora em São Bernardo do Campo. Ela conquistou a cadeira ao receber 6.205 votos nas urnas e vai cumprir o terceiro mandato.

Já em Sorocaba, Izídio de Brito (PT) volta a ocupar uma cadeira na câmara municipal em 2025. Ele, que é secretário de Organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, recebeu 4.735 votos. Izidio já foi vereador por dois mandatos na cidade.

Isaac do Carmo (PT), assessor jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, foi eleito para ser vereador entre 2025 e 2028. Ele teve 2.400 votos.

Em Diadema, Gel Antonio (PT) foi apoio por metalúrgicos e se elegeu vereador com 3.419 votos.

Em Mauá, Marcelo Oliveira (PT) vai disputar o segundo turno para prefeito da cidade. Ele teve 45,13% (93.374) dos votos válidos no domingo e terminou em primeiro lugar na disputa. No dia 27 de outubro ele enfrenta Átila (União), que teve 35,59% dos votos válidos.

Ex-metalúrgico do ABC, Marcelo é atual prefeito da cidade. Ele foi eleito em 2020 ao superar Átila, com quem concorre no segundo turno em 2024.

Além disso, as candidaturas de metalúrgicos e pessoas ligadas aos sindicatos filiados à FEM-CUT/SP garantiram a vaga de suplente em diversas cidades:

Bauru

Jorge Moura (PT) – assessor jurídico do Sindicato (suplente)

Limeira

Paulinho Costa – diretor da FEM-CUT/SP (suplente)

Matão

Buzina (PT) – diretor Sindicato dos Metalúrgicos de Matão (suplente)

São Bernardo

Chicão – ex-diretor do sindicato dos Metalúrgicos do ABC (suplente)

Joaquim Oliveira – ex-diretor do sindicato dos Metalúrgicos do ABC (suplente)

São Carlos

Alexandro Fermiano (PT) – diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos (suplente)

Salto

Sandro Garcia (PT) – presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto (suplente)


Fonte:  FEM-CUT/SP / Foto: José Cruz/Agência Brasil - 09/10/2024


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.