O Presidente da Federação dos Borracheiros de São Paulo (FENABOR) e do Sindicato dos Borracheiros (SINTRABOR), Márcio Ferreira, participou, junto com SUTNA (Sindicato Único dos Trabalhadores das Pneumáticas Argentino), de um intercâmbio bilateral em reunião institucional com Walter Correa, Ministro do Trabalho da Província de Buenos Aires, Argentina.
O encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (25), na cidade de La Plata, foi articulado pelo companheiro Alejandro Crespo, Secretário-geral do SUTNA, com o objetivo de debater e trocar informações com o poder público do país sobre a grave situação enfrentada pelos trabalhadores e as trabalhadoras do setor da borracha e pneumáticos na Argentina, no Brasil e nas Américas.
Márcio fez uma explanação sobre a crise no setor da indústria da borracha e pneumáticos no Brasil, principalmente com relação a importação e concorrência desleal de pneus. Segundo ele:
“É fundamental a vigilância e o papel do poder público com políticas públicas protetivas que garantam a proteção do emprego e as indústrias em ambos os países”.
Após a reunião, os líderes sindicais tiveram uma conversa bilateral na sede do SUTNA, na qual avaliaram o contexto e a conjuntura política, econômica e social na Argentina e no Brasil, e trocaram informações sobre as ações e estratégias para fortalecer a luta sindical pela manutenção dos empregos, direitos e conquistas dos trabalhadores e o fortalecimento da organização sindical em ambos os países, bem como em nível internacional.
Crespo agradeceu a visita e o apoio do presidente do Sintrabor, Márcio, assim como a presença do companheiro Edinelson Azevedo de Souza, vice-presidente do SINDBORRACHA Americana. Ele também destacou a importância da unidade, apoio e solidariedade entre o SUTNA, FENABOR, SINTRABOR e o movimento sindical internacional para a defesa dos direitos e enfrentamento dos desafios dos trabalhadores e do setor da indústria da borracha e pneumáticos a nível nacional e global.
O Presidente Márcio também visitou o Congresso da Província de Buenos Aires, onde recebeu informações alusivas à campanha do Dia Internacional Sobre Violência Contra Mulher. Nesta terça (26), ele participa de um ato sindical no hospital da criança na cidade de Buenos Aires, antes de embarcar de volta ao Brasil onde continuará com uma concorrida agenda sindical na semana na FENABOR, no SINTRABOR e na Força Sindical. Ele está acompanhado do assessor sindical, Ortelio Palacio.